O que é A Margem Líquida

A Margem Líquida é um dos indicadores fundamentalistas disponíveis no Indicações Pro 2.0. Veja aqui como usá-lo.


Os Indicadores de Margens mostram o percentual de retorno que a empresa obtém nas diferentes fases de sua operação. Eles são extremamente dependentes da atividade da empresa e são melhores quando utilizados para avaliar uma mesma empresa ao longo de um período ou comparar empresas que desenvolvem produtos semelhantes.

É sempre bom analisar os indicadores deste grupo junto com os indicadores de rentabilidade, em especial com o Giro do Ativo. Um alto Giro do Ativo significa que a empresa está vendendo mais. Um indicador de margens alto significa que ela está vendendo "melhor". Normalmente é muito difícil ter ambos indicadores apresentando valores elevados.

A Margem Líquida, especificamente, mede o percentual de lucro líquido que a empresa conseguiu obter em relação ao seu faturamento. Por lucro líquido entende-se o lucro após a dedução de todas as despesas, incluindo o imposto de renda.

Fórmula:

Valor Ideal: Quanto maior melhor, já que isso significa que a empresa consegue lucros maiores para um mesmo valor de faturamento.


ENQUETE